quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A VITÓRIA SOBRE O MUNDO

I João 5:4,5

         Temos visto que Satanás, nosso inimigo, já foi derrotado. Temos aprendido sobre a armadura que o Senhor nos providenciou e a maneira como devemos usá-la. Temos tratado do entendimento básico – mental físico e espiritual – que necessitamos antes de ir à guerra.
           Como crentes em Cristo, estamos em guerra. E como qualquer guerra, esta tem os seus momentos tenebrosos, tempos em que nos sentimos completamente rodeados pelo mal, separados de nossa base de operação. É uma guerra prolongada, uma guerra no qual passamos toda uma vida lutando dentro do território do inimigo. Necessitamos saber que, mesmo que as noites sejam escuras e as provas difíceis, ainda podemos viver vitoriosos sobre o mundo; e resgatando vidas do inferno, pelo poder do sangue de Jesus Cristo.
           Todavia, para que a vitória permaneça em nossas mãos, é preciso iniciar essa grande batalha (no campo de concentração do inimigo) compromissado com Deus e a Igreja. A vitória é certa, quando os soldados estão debaixo da cobertura do seu general que é Cristo.  

         Precisamos entender três coisas:


         1a)  A missão dos crentes.
           Leia Marcos 16:15
            - Um pouco antes de Jesus ir ao jardim, onde haveria de ser traído e preso, Ele orou por seus discípulos. Esta oração é conhecida como a oração de intercessão de Jesus. Nesta ocasião, Ele entregou-se e aos seus discípulos nas mãos do Pai. Em certo sentido, esse foi o momento em que Jesus lhes passou a “tocha”, para que continuassem a obra do ministério que Ele havia começado. O Senhor os enviou ao mundo com o propósito de que pregassem a Palavra de Deus. A missão de todas as pessoas que tem Cristo (sem exceção), como seu Senhor e Salvador da sua vida é, ser uma tocha viva para alumiar as vidas que vivem nas trevas. Eis o segredo para os crentes vencerem o mundo.  

         2a) A vitória através de Cristo.
           Leia I Coríntios 15:55-57
           - Na conversa que Cristo teve com os seus discípulos na Última Ceia, ele os advertiu das dificuldades que viriam. Cristo disse: “...No mundo tereis aflições. Mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo”. Mesmo que indubitavelmente eles sofressem por causa da oposição do mundo, não teriam porque estar tristes, nem ter medo nem se compadecer deles mesmos. Podiam ter paz, porque Jesus lhes havia assegurado que seria deles a vitória final no conflito com o mundo. Nossa vitória vem diretamente da vitória de Cristo, e não de nossa capacidade e do nosso esforço. Portanto, se confiamos Cristo não há nenhum risco de fracassarmos em nossa proposta de vencer o mundo. Nossa vitória é segura; Cristo já venceu o mundo.       

         3a) A vitória através da Fé  
          Leia I João 5:4-5
          - Obedecemos a Deus porque o amamos. E como Ele também nos ama, nossa obediência nos leva ao que é bom para nós. O amor de Deus nos permite participar da vitória de Cristo sobre o mundo. João responde nos termos mais claros possíveis: “Quem é que vence o mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?. Se você crê que Jesus é o Filho de Deus e que Ele o enviou para morrer por nossos pecados e nos reconciliar, se sabe que necessita de Jesus para o reconcilie com Deus, se aceitou a sua oferta de redenção e se vive como alguém que ama a Deus, e não ao mundo, então você é o que vence o mundo. A vitória na guerra espiritual é sua através da Fé em Cristo. Assim como Deus nos ama, Ele quer que amemos os perdidos, e não só amemos mas, lutemos contra Satanás para resgata-los das garras dele. E assim ampliaremos o Reino de Deus. Basta a nossa igreja assumir um Compromisso para cumprir à missão que o Senhor colocou em nossas mãos.

                  Conclusão: Podemos estar dentro do território inimigo e não sermos vencidos. Podemos viver vitoriosos no mundo perverso e hostil. Quando resistimos à posição do mundo, e obtemos a vitória sobre ele, Jesus Cristo nos dá também a capacidade para sermos vencedores. É nossa obrigação lançar mão da vitória que Cristo já conquistou para nós. Estamos em guerra. Você esperaria que o seu inimigo o tratasse bem? Reflita nessa palavra e viva esse evangelho na pratica.  Muitos tem vivido só da boca pra fora e o coração distante de Deus, mas nós que reconhecemos e cremos no Filho de Deus, precisamos mostrar na pratica que agora somos uma nova criatura e que a vida de jesus está em nós.

Deus nos abençoe.

Josias Sillva
Javé Nisi.

2 comentários:

  1. certa feita, falando sobre batalha espiritual, eu disse: o diabo tem o nosso nome escrito em seu livro; alguns irmãos responderam dizendo:o meu nome esta escrito no livro da vida. eu falei isto para alerta-los de que IPe 5.8 é real.o problema é que muitos cristãos estão dormindo, acomodados, e assim, derrotados.

    ResponderExcluir
  2. A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las."Agostinho". terra

    ResponderExcluir