sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A FÉ EM AÇÃO PARTE III

Tg.1.3,4; Gn.45. 1-15

O PROPÓSITO DAS PROVAÇÃOES.
É comum, quando em meio às provações, não sabermos o porquê de tudo aquilo que estamos passando. É verdade nem sempre sabemos o motivo das experiências que Deus no proporciona passar. A dor e o sofrimento quase sempre nos tiram a capacidade de perceber a razão dos fatos. Não sabermos o porquê das provações isso não invalida os planos de Deus. Eu não sei o que está passando, mas Deus sabe. Isso basta. Jó não tinha a menor ideia do por que tanto sofrimento, mas Deus sabia. E Jó no devido tempo saberia também. Nada acontece por acaso. Não estamos a mercê da História. Somos servos do Deus Todo-Poderoso. Aquele que age em todas as coisas, tudo isso para o bem daqueles que ele ama, daqueles que são chamados segundo o seu proposito. R.8.28. As provações produzem dois resultados como veremos.

Primeiro – A fé aprovada.
Abraão é considerado o pai dos que tem fé. Para que ele recebesse esse título, sua fé foi provada até as ultimas consequências. Quando chamado, obedeceu. Hb. 11.8, quando posto a prova ofereceu Isaque. Hb. 11.17. Sua fé esteve sobre o altar da provação. Fé aprovada é aquela que produz perseverança. A fé genuína, resultado direto dos testes de Deus na nossa vida. Ela induz o crente a continuar crendo em Deus e em sua Palavra mesmo quando a dor não passa. A fé aprovada gera confiança em Deus. Gn 22.5 Então, Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós. Veja que Abraão falou no plural, iremos e voltaremos. Veja o que diz; Hb.11.19.

Segundo – Caráter Aprovado
É claro ouvirmos as pessoas falar, fulano só ira a Jesus quando Deus o pegar de jeito. Também ouvimos de pessoas que está servindo a Deus, porque passou por momentos de muita dificuldade, “Deus me fez passar por muita coisa pra eu entender que ele é Deus”. Muitos vivem soberbamente achando que é intocável “isso até Deus querer”. As provações têm como objetivo, também, polir o caratér. Ainda que seja a ferro e fogo. Evidente que o poder da tranformação não está na dureza das tribulações, mas na ação do Espírito Santo que age de uma maneira maravilhosa e sobrenatural na vida do homem caido. Este sabiamente faz uso das circunstâncias e dos acontecimentos para nos instruir e nos moldar.

O ESSENCIAL NAS PROVAÇÕES. Tg. 1.5-8
Todos os frutos que as provações visam produzir podem se tornar nulos se nos faltar o essencial – A SABEDORIA – para passar pelas provações precisamos usar bem a sabedoria, pois a sabedoria é o ingrediente que, quando não nos faz compreender o porquê da dor, por exemplo, nos ensina à aceita-la com paciência. A sabedoria nos faz perceber que, apesar da provação, Deus é nosso aliado. E quanto a você, cuja fé está sendo severamente provada, pergunto-lhe: como está sendo a sua reação? Como você está se comportando enquanto sua fé está sendo testada? Em meio as suas lágrimas é possível perceber alegria, ou apenas murmuração? At. 16.19-26 relata um interessante episódio. Paulo e Silas já estavam presos, depois de terem sido açoitados, com os pés no tronco. Por meio da meia-noite, começaram a orar e cantar louvores a Deus. Orar em uma ocasião como essa não é tão difícil, cantar louvores sim, soa estranho ao nosso entendimento. Numa situação semelhante normalmente choramos. Paulo e Silas cantavam. Deus é maior que os nossos sofrimentos. E usando a sabedoria nestes momentos, nos aproxima cada vez mais de Deus, é ai onde entra a ação da fé.

Vamos mostrar três exemplos de Jesus usando de sabedoria ao ser provado.

1.    Depois de jejuar 40 dias, Jesus teve fome. Foi tentado pelo Diabo, e em todas as três investidas registradas em Mt.4.1-11, Jesus rebateu com “Está escrito”. Desta maneira demonstrou que a nossa arma contra o Diabo é a Espada do Espírito. Na batalha contra o mal, as nossas armas é a Palavra de Deus.
2.    Diante das autoridades Judaicas. Os principais sacerdotes e os anciãos do povo, movidos pela inveja, não tardaram a perguntar com que autoridade Jesus estava a realizar o Seu trabalho, além de ensinar. Jesus os calou com a pergunta: donde era o batismo de João do céu ou dos homens. Mt. 21.23-27. Quanta sabedoria! Em momento algum deram crédito ao ministério de João. Mas, devido ao ambiente composto por uma multidão que acreditava ser João Batista um profeta, foram obrigados a se calar.
3.    Diante das autoridades Romanas. Em virtude da fama de Jesus, Herodes desejava vê-LO. Queria ver milagres. Nada viu e desprezou o rei dos reis. Em relação à Antipas, Jesus manteve silêncio absoluto. Lc. 23.8-12. O silêncio de Jesus impressionou o governador da Judéia. Mt.27.12-14.
Uma vez que as provações estão no plano que Deus arquitetou para o nosso beneficio e crescimento espiritual, só nos resta encontrar o caminho da alegria, da sabedoria e da confiança de que Ele está usando todas as circunstâncias para imprimir na nossa vida, no nosso caráter as marcas de Cristo. Precisamos viver e aceita-las com alegria. Que Deus continue nos abençoando.

Josias Sillva.
Javé Nisi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário