quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Libertando das amarras do passado

Salmos 51:1-12


    Introdução:
Muitos cristãos estão na igreja a tempo, e ainda vivem amarrados com algo do passado, e isso está tão impregnado na sua vida que pra ele está tudo bem. Como cristãos precisamos ter uma prática diária de confessar os pecados que cometemos na presença do Senhor. A declaração explícita do título confissão e arrependimento associa este Salmo com a notável acusação de Natã contra Davi (II Sam. 12:1-13). Como expressão de um coração dominado pela vergonha, humilhação e quebrado pela culpa, ainda que salvo do desespero mediante a fé penitente na misericórdia de Deus.
      Davi pede a misericórdia e não a justiça, baseando sua petição na bondade e benignidade de Deus. Neste Salmo há muito contraste entre ”TU e o eu”, entre Deus Santo e o ser humano pecador, pois Davi não tenta esconder seu pecado, nem diminuir seu crime, nem ainda atribuí-lo a causas inevitáveis da sua situação.   
      O Salmo 51 deve ser em seus passos sucessivos, o padrão da experiência do crente pecador que retorna à plena comunhão.

      Quais são os passos?
          I. Convicção do pecado. (v.1-6)
Este Salmo, presumivelmente composto nas horas que se seguiram, começa com a consciência da misericórdia de Deus – abundante, amorosa e sem limites (v1). O salmista dá-se conta de uma verdadeira multidão de compaixões divinas e, em particular, de uma promessa de perdão espantosamente grande e preciosa, a respeito de um gravíssimo erro; porém, ele não pode desprender-se disso enquanto a confissão plena e de todo coração não tiver, sido feita, e essa é juntamente a função do poema. Davi reconhece o seu erro, o seu pecado e suas transgressões (v.1-5). Ele sabe que está sujo e precisa ser limpo, ele pede para DEUS fazer essa limpeza em sua vida, pois a sujeira do passado o impedia de ser feliz. O que existe em sua vida que precisa ser lavado pelo o sangue de JESUS? É só você confessa-lo, para que sejas liberto e limpo como foi Davi.
É necessário relembrar que, imediatamente após Davi ter feito confissão de seu pecado, o profeta Natã declarou que o Senhor o perdoara.

          II. Aflição, e o anseio pela santidade. (v.7-10)
O conceito adicional de pecado como separação entre o homem e Deus é então introduzido com sua ênfase dupla de angustia em vista da possibilidade de ficar fora da presença de Deus para sempre e de ser privado de Seu Santo Espírito (I Sm16: 14), e um desejo pela saúde moral, um registro limpo, um novo coração e um espírito reto. Davi se humilha pede a DEUS para ouvir jubilo e alegria, pede a DEUS um coração novo e puro, que é algo sobrenatural e não uma questão de educação, o pecado é uma doença mortal e só DEUS é quem pode fazer este milagre de restaura-lo novamente.

          III. Cheio do Espírito para alegria e poder. (v.11-12)
Davi entendeu que o pecado o distanciava de DEUS, ele tinha medo de que DEUS o desprezasse, ele estava sem alegria porisso pede a “DEUS não retires o teu Santo Espírito” e pede ainda para que volte a “alegria da salvação”, pois o pecado gera tristeza e solidão e ele tinha medo disso, pois isso é horrível. Nota-se como Davi abominava a solidão que foi algo excepcionalmente temido por ele, visto sua larga e sensível simpatia para com as outras pessoas. Ele percebeu que, quando qualquer homem peca, não se trata meramente de um ato contra Deus, mas isso leva o próprio indivíduo na direção das trevas exteriores e da desgraça. Essa é a miséria egoística do inferno. O arrependimento implica na deslocação dos desejos pecaminosos, e o salmista agora expande o positivo aspecto de sua experiência. Davi roga pela restauração da alegria para com Deus, a qual lhe fora furtada pelo pecado, e roga ainda por um espírito voluntário para sempre, pratique o bem voluntariamente. Depois disso é que ele diz “então ensinarei aos transgressores os teus caminhos”. Não podemos ensinar se estamos no pecado.
          

Conclusão: Faça como Davi, renuncie esta vida distante de Deus, e clame pelo Espírito Santo, e faça de você um instrumento para honra e glória do Senhor. Feche os seus olhos, mas abra seu coração para o Espírito ministrar na sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário