sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

A FÉ EM AÇÃO PARTE I

Tg. 1.1; 1Co. 1-11 

                Fui convidado a trazer alguns estudos e reflexões sobre ser cristão na prática, esse convite veio em tempo oportuno, pois tenho estudado a carta de Tiago, uma carta de um evangelho totalmente vivido na prática, Tiago como irmão de Jesus, era muito familiar ao Seu ensino. Os ensinos de Tiago são muito parecidos, podemos chamar de paralelismo com o ensino prático do Sermão do Monte. Ai tomei a decisão de escrever sobre essa carta. A igreja de Jerusalém era muito pobre (Rm. 15.26), por isso Tiago apresenta o Evangelho do ponto de vista do oprimido. Este é um ponto muito relevante para a nossa situação, pois a opressão continua acontecendo em nossos dias. Faço parte da liderança da igreja e tenho visto muitos membros vivendo em opressão em sua vida. Muitos falam “tenho vivido direito servindo a Deus com dedicação, porque isso tem acontecido comigo”? Porque sofro tanto?
                Espero através de o Espírito Santo trazer uma palavra de conforto aos corações através do Evangelho pregado na pratica por Tiago.

                Uma contribuição chave desta epístola para a fé evangélica é a relação fé-obras. Vamos aprender uma grande verdade: as obras não produzem fé; é a fé que produz obras, e as obras confirmam a nossa fé.

Vamos ver na carta de Tiago que ele dá muitos conselhos práticos sobre a;
·         PROVAÇÃO
·         CUIDADO COM ORFÃOS E VIUVAS
·         COMO ENFRENTAR A TENTAÇÃO
·         NÃO ACEPÇÃO DE PESSOAS
·         A SABEDORIA
·         O MAU USO DA LINGUA
·         A INFLUÊNCIA DO MUNDO
·         A SOBERBA
·         O VALOR DA ORAÇÃO
·         OS PROBLEMAS DA APOSTASIA

De fato, Tiago tinha como seu alvo: encorajar aqueles que estavam sofrendo na Dispersão; corrigir certas tendências de condutas e confrontar os cristãos com as suas responsabilidades cristãs.
                Temos visto vários assuntos em blogs, sites e outras formas de mídias de informação e entretenimento, menos nas igrejas. Lideres e ministros não tem se preocupado em ministrar esses temas nos púlpitos, porque isso? Estudando a Palavra de Deus descobri que nos últimos dias as pessoas iriam buscar mensagens ou palavras só para lhes satisfazer. Quando se tratar de viver a Verdade revelada muitos iria fugir e criar lideres que falassem só o que eles quisessem ouvir. 2Tm.4.1-5.
                Antes de começarmos o estudo iremos fazer algo indispensável para entendermos essa carta, vamos analisar todo o seu contexto. Com isso entenderemos a carta de Tiago. Iremos entender três pontos principais, sobre o autor, pra quem foi escrito e qual o propósito.


Quem era esse Tiago?
Quatro homens no novo testamento são chamados de Tiago.
1.       Tiago filho de Zebedeu. O irmão de João que, juntamente com ele e Pedro, formava o trio mais intimo de Jesus. (Mc.5.37; 9.2; 10.35; 14.33).
2.       Tiago o filho de Alfeu. Um dos Doze. Seu nome foi mencionado na lista dos apóstolos. (Mc.3.18). Em Mc.15.40 ele é chamado de “Tiago, o menor” texto paralelo em Mt.27.56. Nada mais se sabe sobre ele.
3.       Tiago o Pai de Judas. É mencionado em Lc.6.16 esse se diferencia do Iscariotes, Jo.14.22 e provavelmente é o mesmo Tadeu de Mt.10.3 e Mc. 3.18.
4.       Tiago o irmão do Senhor. (Gl.1.19). este Tiago tinha uma posição influente na igreja de Jerusalém. (At.12.17; 15.13;Gl.2.9).
Apenas dois poderiam ser o autor desta epistola: o filho de Zebedeu e o irmão do Senhor. Contudo Herodes Agripa I fez o primeiro “passar ao fio da espada” (At.12.2) no ano 44 d.C., além disso se observarmos a saudação de Tiago, ele não se identifica como apóstolo, como fazem Pedro e Paulo em suas cartas.

Tiago, o irmão do Senhor.
                Tiago poderia ser o mais velho da família, porque seu nome sempre aparece em primeiro lugar. (Tiago, José, Judas e Simão – Mc 6.3). Os evangelhos também nos informam que eles não eram simpáticos ao ministério de Jesus. Jo.7.5; Mt 12.46-50. Ao relatar que o Cristo ressurreto apareceu particularmente a Tiago (1Co.15.7), o Espírito Santo nos informa, pelo apóstolo Paulo, que nosso Senhor sabia que seu irmão precisava de um encontro especial com Deus. At. 1.14 declara que os irmãos de Jesus, juntamente com Maria, estavam presentes no cenáculo, aguardando a promessa do Pai. At.1.4;2.1. Tiago servo de Deus e do Senhor jesus Cristo. Ao colocar-se como “servo” e chamar Jesus Cristo de “Senhor”, Tiago testemunha claramente que, graças a Deus, reconheceu que seu irmão mais velho era realmente tudo o que afirmava ser.

Para quem Tiago Escreveu?
                Tiago 1.1 “... às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações”.
Esta carta foi incluída na divisão do Novo testamento e ficou conhecida como “Epistolas Gerais”, porque não se dirige a um leitor ou igreja específicos.

O que Tiago pretendia transmitir aos seus leitores?
                Ao pedir de seus leitores, “tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”. Tg. 1.22 ele deixa claro que escreveu a carta para dar conselhos práticos, encorajar aqueles que estavam sofrendo, corrigir certas tendências de conduta e confrontar os cristãos com as suas responsabilidades, coisa que tem faltado em nossos cultos, ministrações que confronte cada cristão com as suas verdadeiras prioridades. O escrito de Tiago tem sido diversamente considerado uma epístola, um sermão (para ser lido em voz alta nas  igrejas), uma forma de literatura de sabedoria, uma exortação moral. A epístola ensina uma cristologia elevada e destaca a importância de lidar com a aflição do ponto de vista da fé. O relacionamento crucial entre fé e obras ativas de obediência recebe especial atenção. 2.14-26. Tem muito mais pontos pra colocarmos nesta primeira parte deste estudo, mas creio que estes pontos já nos ajudam a entender essa epístola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário