terça-feira, 2 de agosto de 2011

Redescobrindo a Santidade


Hb. 12.14

Na presença do Senhor Gn. 17.1-8
Precisamos viver uma vida de santidade para podermos entrar na presença do Senhor, quando Ele diz a Abraão. “v1 Anda na minha presença e ser perfeito”

Deus está Presente Gn. 28. 10-17
Onde Deus se faz presente, ai há santidade, tudo se torna santo. “Vrs  16 Despertando Jacó do seu sono, disse: Na verdade, o Senhor está neste lugar e eu não sabia. 17 e temendo disse: Quão temível é este lugar! É a casa de Deus a porta dos céus”.

Perto do Deus Santo Êx. 3.1-6
Uma aproximação de um Deus tão santo, corremos um risco muito grande, de sermos consumidos por sua ira. “Vrs 4 E vendo o Senhor que ele se virara para ver, chamou-o do meio da sarça, e disse: Moisés, Moisés! Respondeu ele: Eis-me aqui. 5 Prosseguiu Deus: Não te chegues para cá; tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa.

Fazendo a vontade do Pai Mt. 7. 15-23
Quando não fazemos a vontade do Pai, o resultado final será. V23 Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.

O Maior dos Sinais Mt. 12. 38-42
A incredulidade, o usar Deus como o gênio da lâmpada, fazendo todos os pedidos e esperando que ele os realize. Embora Cristo esteja sempre preste a ouvir e responder os desejos e as orações santas, os que pedem mal, pedem e, contudo, não obtêm. Foram dados sinais aos que os desejavam para confirmar sua fé, como a Abraão e a Gideão; porém foram negados aos que os exigiam para escusar sua incredulidade. A ressurreição de Cristo dentre os mortos por seu poder aqui é chamada de sinal de Jonas, o profeta, e é a grande prova de que Cristo era o Messias. Como Jonas esteve três dias e três noites no grande peixe, e depois tornou a sair vivo, assim estaria Cristo esse tempo no túmulo e ressuscitaria.

Ver para crer Jo. 20. 24-29
24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. 25 Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei. 26 Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco. 27 Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente.
28 Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu! 29 Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.

Agradando a Deus 1Ts 4. 1-8
3 Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, 4 que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, 5 não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus; 6 ninguém iluda ou defraude nisso a seu irmão, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. 7 Porque Deus não nos chamou para a imundície, mas para a santificação. 8 Portanto, quem rejeita isso não rejeita ao homem, mas sim a Deus, que vos dá o seu Espírito Santo.

Só agradamos a Deus quando o obedecemos e Ele nos chamou para a santidade, então onde anda a santidade?
Temos um texto base que queremos trabalhar com ele. Hb. 12.14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.

O comentário bíblico do N.T. de Mattew henry diz o seguinte.

Uma carga aflitiva pode fazer que caiam as mãos do cristão e que seus joelhos se debilitem, em desespero e desânimo; contudo, deve lutar contra isso para correr melhor a sua carreira. A fé e a paciência capacitam os crentes para seguir a paz e a santidade como um homem que segue sua vocação constante, diligentemente e com prazer. A paz com os homens de todas as seitas e partidos, será favorável para a nossa busca da santidade. Porém, a paz e a santidade vão juntas, não pode haver paz justa sem santidade. Onde as pessoas não conseguem ter a graça verdadeira de Deus, prevalecerá e irromperá a corrupção; tenham cuidado, não seja que alguma concupiscência do coração, sem mortificar, que pareça morta, brote para perturbar e transtornar todo o corpo.
Descaminhar-se de Cristo é o fruto de preferir os prazeres da carne à bênção de Deus e à herança celestial, como fez Esaú. Porém, os pecadores não sempre terão pensamentos tão vis da bênção e da herança divina como os têm agora. Concorda com a disposição profana do homem desejar a bênção, mas desprezar os médios pelos quais deve obter-se a mandamentos, porque Deus nunca separa a bênção do médio, nem ume a bênção com a santificação da luxúria do homem. A misericórdia de Deus e sua bênção nunca se buscam com cuidado sem serem obtidas.

Quando ouvimos, ou lemos essa palavra santidade, o que vem a nossa mente? Qual a ideia que temos com relação a este tema? Vivemos em uma pais onde se fala de tanto santo, mas quem é o verdadeiro santo? Este é um tema que sumiu do nosso meio cristão, isso porque agora temos outros temas, outros assuntos tem ganhado espaço no meio do povo que se diz que é e serve a um Deus Santo. O que ocorreu com o assunto santificação em nosso meio? Por isso o tema, Redescobrindo a Santidade. Queremos tratar de algumas verdades que esta existindo no meio do povo cristão.

I – Primeiro – A Santidade ou busca do Prazer
Um dos grandes anseios do ser humano sempre foi a felicidade. O próprio Deus, ao criar a humanidade e concluir toda a sua obra, disse que tudo era muito bom. Gn. 1. 31. Havia um estado de perfeita harmonia e equilíbrio em toda a criação, permitindo assim ao homem viver uma vida de plenitude e satisfação. Em termos bíblicos o homem possuía a “imagem e a semelhança de Deus”. Porém a desobediência trouxe o caus. E a morte espiritual ao homem. Tornamo-nos inimigos do criador de todas as coisas. Esse pecado trouxe uma desintegração e uma desarmonia, com a criação, consigo mesmo, com o próximo e com o próprio Deus. A partir de então o homem passou a buscar meios que aliviassem o seu sofrimento e lhes conferissem satisfação. No entanto, a sua dificuldade sempre foi diferenciar a verdadeira alegria e felicidade do prazer transitório e enganoso que é sugerido pela sua natureza agora pecaminosa. Agora a busca é por um mundo que não vive os princípios do Senhor Deus de toda a criação.

Ao olharmos o nosso contexto atual, percebemos que numa tentativa de aliviar todo o sofrimento de uma vida de pecado o ser humano vive numa busca desenfreada a buscar uma satisfação pessoal, abandonando assim o caminho o caminho para a verdadeira felicidade que é o caminho da santidade. Vemos isso nas Bem-Aventuranças ensinadas por Jesus. Ele expõe com clareza a simplicidade que ninguém pode ser bem-aventurado ou feliz sem viver de acordo com os princípios do reino de Deus. Mt. 5.3-11.

Provérbios 3

1 Filho meu, não te esqueças da minha instrução, e o teu coração guarde os meus mandamentos; 2 porque eles te darão longura de dias, e anos de vida e paz. 3 Não se afastem de ti a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço, escreve-as na tábua do teu coração; 4 assim acharás favor e bom entendimento à vista de Deus e dos homens. 5 Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. 7 Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal. 8 Isso será saúde para a tua carne; e refrigério para os teus ossos. 9 Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; 10 assim se encherão de fartura os teus celeiros, e transbordarão de mosto os teus lagares. 11 Filho meu, não rejeites a disciplina do Senhor, nem te enojes da sua repreensão; 12 porque o Senhor repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem. 13 Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento;

Salmos 1
1 Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; 2 antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. 3 Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.

Tiago 5.11
Eis que chamamos bem-aventurados os que suportaram aflições. Ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu, porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão.

IPe. 3.10
 Pois, quem quer amar a vida, e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano;

Logo, o homem faria um grande bem a sua vida, se antes de priorizar a busca de prazeres em sua vida, priorizasse a busca de uma vida santa e de obediência aos mandamentos de Deus.
II – Segundo – Santidade ou Sucesso
Outro tema priorizado em muitos púlpitos, bem como na mídia evangélica é a busca do sucesso e da realização pessoal. Multiplicam-se os testemunhos de pessoas que alcançaram estabilidade financeira, bem-estar físico e sentimental. Não que essas coisas em si sejam erradas ou que Deus não possa nos abençoar com todas elas. A dificuldade é que esquecemos que já somos abençoados. Efésios 1. 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo A questão é! Sempre corremos atrás dos nossos desejos pessoais, do sucesso desenfreado, do reconhecimento desenfreado. Esses desejos passaram a ser o alvo da atual mentalidade de muitos cristãos como também o seu padrão de espiritualidade. Ou seja, muitos cristãos passaram a ter sua fé quantificada na medida em que esses valores estão presentes em sua vida. Logo, dinheiro, saúde e um bom relacionamento amoroso, precedem em importância a esperança do reino celeste, a perseverança em meio às tribulações e a um relacionamento de amor e obediência a Deus. O apostolo João mencionou esse desvio de conduta espiritual ao falar sobre a “Concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida” 1Jo 2.16. Nesse versículo, o apostolo nos adverte que aquilo que vemos e desejamos pode ser muito perigoso para a nossa saúde espiritual e o nosso relacionamento com Deus. Assim essa advertência deve ser recebida com bastante atenção, principalmente numa época dominada pelo materialismo e consumismo. Esse método de satanás é antigo Mt. 4. 8,9 ele sempre ofereceu esses prazeres, mas nunca se torno tão evidente e eficaz como nos dias de hoje. Valorização do conforto, a vida fácil, a opulência, a fama e a privacidade quando se trata de exigência de valores morais. Essa maneira de pensar e agir é perceptível numa evangelização que mais se assemelha a manipulação de massa, shows realizados a pretexto de culto e uma busca frenética para a exposição na mídia, seja na televisão, em revistas ou no mercado fonográfico.
Em meio a toda essa realidade, resta-nos perguntar onde se encaixam os ensinamentos bíblicos, como a exposição da lei moral de Deus; as marcas do cristão ensinadas nas bem-aventuranças; os frutos do Espírito; no negar-se a si mesmo e a ordem para ser al da terra e luz do mundo?

III – Terceiro – A Santidade e a Busca do Sobrenatural
Outra constatação é que a santidade tem sido substituída também pela procura do sobrenatural. Multiplicam-se os apelos e avisos de reuniões, encontros, seminários e cultos sobre o exorcismo, curas, sinais, prodígios, caminhada do sal grosso e etc. há uma grande busca e valorização dessas praticas, mas pouco interesse em aprender a conduta que se requer de todo aquele que professa a fé em Jesus Cristo. Quantas reuniões, congressos, conferencias ou encontros são anunciados para tratar de temas como; DOMINIO PRÓPRIO, MANSIDÃO, PUREZA NOS RELACIONAMENTOS, VITÓRIA SOBRE O ORGULHO E A COBIÇA, PERSEVERANÇA EM MEIO AS TRIBULAÇÕES. Quantos casamentos de cristãos estão no caus. Quanto estão sofrendo a juventude cristã, sendo bombardeadas com um esgoto da mídia sendo despejado nas mentes desses jovens. Quantos departamentos de missões estão um verdadeiro deserto de homens e mulheres que paguem o preço de anunciar o evangelho de Jesus Cristo. Isso porque estamos correndo atrás do sobrenatural. Além desses temas não serem lembrados, são também desprezados, pois têm um apelo muito pequeno em relação ao sensacional e o extraordinário, atraído assim bem poucos interessados. Não é de hoje que isso acontece, essa busca pelo extraordinário. Naamã, por exemplo, esperava algum ato mirabolante da parte do profeta Eliseu antes de ser curado 2Rs. 5.11. os escribas e fariseus pediram a Jesus que lhes mostrassem algum sinal. Mt 12.38; 16.1; Mc. 8.11. e da mesma forma, Herodes queria ver Jesus fazer algo espetacular. Lc. 23.8. Esses exemplos mostram o fascínio humano por coisas sobrenaturais.

Jesus advertiu os seus discípulos duas vezes quanto a essa possibilidade. A primeira foi no Sermão do Monte, quando ele disse que muitos se gloriariam de ter profetizado, expulsado demônios e realizado milagres. Porém, a avaliação espiritual dessas pessoas não seria feita por esses atos extraordinários, mas sim pela forma como elas viviam. Mt. 7. 21-23. A segunda foi o retorno dos setenta que foram enviados a pregar. Em meio à euforia pelo que havia realizado e pelo fato de os próprios demônios se submeterem a eles, Jesus advertiu aos seus discípulos que a grande fonte de alegria deles deveria ser a certeza da salvação. Lc 10.20. Esses relatos servem para nos lembrar de que muito mais que qualquer realização espetacular, o Senhor requer de nós uma vida santa e um relacionamento íntimo com ele. Acontecimentos sobrenaturais podem ser falsificados. 1 Co 11. 13-15, os frutos do Espírito não Gl. 5.16-23. É importante entender que essa advertência não significa que Deus não possa curar e milagrosamente, manifestar a sua providencia ou livramento. Um exemplo de seu milagre e providencia é esse me dando o ar que respiro e a saúde para escrever essas palavras. O enfoque nesse momento é a inversão de valores daquilo que deve ser buscado por todo cristão, pois se percebe um interesse muito maior no extraordinário e espantoso do que numa vida santa e piedosa.

Conclusão:
Chegando a uma conclusão através deste assunto que refletimos, é que; há um descaso muito grande da igreja do Senhor Jesus com relação a santidade. Precisamos redescobrir essa pérola escondida e vivermos uma vida de santidade sem a qual não veremos o Senhor.

Hb. 12.14 Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.

REFERÊNCIAS
Revista palavra Viva O desafio da fé Ed. Cultura Cristã; Santidade Pessoal em Tempos de Tentação - Bruce Wilkinson, São Paulo: Mundo Cristão, 2002; São Paulo, 21 de setembro de 2007. Rev. Hermisten Maia Pereira da Costa.


Josias Sillva.
Javé Nissi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário