quinta-feira, 9 de junho de 2011

A VERDADEIRA SABEDORIA

Mas onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar da inteligência?
Qual sabedoria deve-se buscar pra minha vida?
Se encontrar como devo usar essa sabedoria?

Estava pensando no que escrever para o blog, e pela manhã no devocional pegando um texto pra ler estava o tema. A VERDADEIRA SABEDORIA, ai pensei por que não escrever sobre esse tema?
A primeira pergunta é uma pergunta bem direta, e quem faz essa pergunta é Jó no cap 28. 12 Onde se achará a sabedoria? A resposta a essa pergunta está no v28. Mas disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência. Em Tiago 1. 5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada.  Pv 2:3; Jr 29:12; Mt 7:7; Mt 21:22; Mc 11:24; Jo 16:24; 1Jo 3:22; 1Jo 5:14; [Pv 2:6]; [Lc 11:9]; [Jo 14:13]; [Jo 15:7]; [Jo 16:23];

Em Tiago encontramos a fonte de toda sabedoria, e também nos mostra o modelo de como a conseguir. A sabedoria de Deus vem por meio da fé. A sabedoria ela nos ajuda a viver e a praticar a Palavra de Deus.

Gastamos a maior parte do nosso tempo com coisas tolas! Somos advertidos a não levar a vida na insensatez. Ef. 5. 14-17 14 Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá.  15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios,  16 remindo o tempo, porquanto os dias são maus.  17 Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.  Devemos resgatar o tempo precioso que o Senhor nos concede de uma maneira generosa. Sl 90.12 Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio.

A maioria dos homens sofre do vazio da vida e esse vazio é procurado a compensá-lo indo de um evento a outro, de uma atividade a outra, inclusive numa religião. Muitas vezes vivemos um ativismo religioso, uma obesidade espiritual tão carrasca que não conseguimos nos mover um centímetro do estagio em que nos encontramos, porque isso? O ser humano se adapta a todas as circunstâncias da vida. Muitas vezes vivemos sem diálogo interior, pois muitas vezes vivemos através do nosso eu. Ensimesmado sem perspectiva de sair da mesmice. Paulo diz que o cristão acha na oração um caminho de sabedoria ao receber o auxilio do Espírito Santo em suas intenções e pode chegar a Deus pelo diálogo interior. Desta forma entendemos a vontade de Deus para nossa vida. Rm. 8.26,27 26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.  Mt 20:22; Tg 4:3; 27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

Mas o que é Sabedoria?
Sabedoria – grande conhecimento, erudição, saber, prudência, moderação, temperança, sensatez, reflexão.
Em qual desses sentidos, Tiago falou sobre a sabedoria?
I – CARACTERÍSTICAS GERAIS DA SABEDORIA

Vista a sabedoria como uma forma de conhecimento da realidade, podemos afirmar que só Deus tem a totalidade e a plenitude de toda sabedoria. O primeiro homem, Adão, deveria contentar-se em ter um conhecimento parcial de Deus e não tocar na árvore do conhecimento do bem e do mal. Hoje em nossos tempos temos vários relatos de homens que se intitulam e são intitulados como homens detentores de grande sabedoria. Na visão pessimista de Eclesiastes está fundada na limitação humana para compreender os caminhos de Deus e entender o sentido da vida. Há pouco tempo me veio o desejo de refletir no livro de Eclesiastes, cheguei à conclusão que; o que será de minha vida daqui pra frente, se o homem que foi considerado pela Palavra de Deus como o homem mais sábio que já existiu e jamais haverá tal, tem um pensamento de uma maneira tão pessimista da vida, como eu deveria reagir. Em Ec. 7. 4  ele diz; O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos, na casa da alegria. Ter a visão de Salomão é achar a sabedoria, é reconhecer a grandeza de um Deus sobre todas as coisas e reconhecer a nossa fragilidade diante de um Deus Grande. Em Jó a sabedoria está em discernir e fugir do mal, através da submissão a Deus. O mal é visto como um elemento que turba a sabedoria. Os sábios recebem o carisma que garante a atuação dos mortais e desta forma se habilitam a serem conselheiros respeitados, inclusive nas cortes, o sábio é alguém bem sucedido.

Por que Salomão mostrou uma visão pessimista acerca da sabedoria humana? Será o homem completamente destituído de sabedoria?  Quem decidir ouvir a voz da sabedori deve lembrar três coisas.

1.      A sabedoria é a prudência
Isto é, a procura do equilíbrio, moderação, o horror a excessos, conforme ensina os Provérbios. Ao mesmo tempo, ser sábio é dar mostras de discernimento nas escolhas das relações e guardar reservas em todas elas, incluindo as matrimoniais. Pv. 10.19; 11.13; 17.27.
2.      O sucesso na vida não pode ser alcançado de qualquer jeito
Não há sabedoria fora do respeito ao outro e aos bens alheios. Pv. 1.13; Jó 24.2. o adultério não é condenado pelos dissabores que o acompanham, mas pela violação de um vinculo estabelecido por Deus. Desprezar o pobre é também um insulto a Deus. Pv. 14.31.
3.      A sabedoria possui um fundamento religioso
Sl. 11.10; Jó. 28.28; Pv. 9.10. a religião não gravita propriamente no culto, mas nas atitudes amadurecidas, no temor devido a Deus e na manutenção de uma atitude obediente e humilde diante do Criador. O sábio é o homem piedoso por excelência. Jó 42.8.

II – A SABEDORIA TERRENA SEGUNDO TIAGO

As coisas descritas na Bíblia como de origem terrena estão ligadas ao primeiro homem que intenta apossar-se do conhecimento divino pela sugestão do maligno. 1Co. 15.47,48 e acaba por prejudicar a compreensão das coisas espirituais Jo. 3.12,31 e leva os homens ao apego ás coisas terrenas. Fl. 3.19. A sabedoria terrena é descrita como animal ou natural. Pertence a vida que homens e animais compartilham indistintamente. Não é sabedoria para o homem racional descer ao nível do animal. Se o homem fosse apenas animal Deus teria feiro um jardim cercado por arame farpado, em vez de dar-lhe uma ordem por palavras. Paulo diz que o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus. 1Co. 2.14, por isso o corpo natural precisa ser resgatado no dia da ressurreição final. 1Co. 15. 44,46 e liberto da força dos sentidos. Jd. 22,23. A sabedoria terrena é descrita como demoníaca. Assim como o Espírito Santo convence para o bem e a santidade. O diabo procura convencer o homem a praticar o mal e justificar as suas ações erradas.

OBS: A voz do inimigo pode ser violenta e ameaçadora, mas pode também ser doce e sedutora. É algumas vezes persistente e grosseira, mas também pode ser angélica. Sabe adaptar-se a cada caso e a cada situação. Pv. 16. 23-25; Gl. 5. 8,9. Manifesta-se também em forma de indução persuasiva ao erro e ao pecado. Mt 3.7; Lc. 3.7; 1Co. 10.19-22.

III- A SABEDORIA DO ALTO SEGUNDO TIAGO

A sabedoria do alto tem as seguintes características: é pura, tratável, pacifica, indulgente, plena de misericórdia, imparcial, sem fingimento e cheia de bons frutos. Quando Tiago diz no cap. 1.5 diz peça a Deus sabedoria, ele sabia que; quando a sabedoria vem do alto do Pai das luzes, vêm essas qualidades, imagine você agora com essas qualidades, como as pessoas veria você? Quais qualidades lhes dariam?

Para finalizarmos, pelas características descritas e os aspectos particulares da sabedoria, podemos concluir que a verdadeira sabedoria é antes de tudo um conceito prático. É um conhecimento que não nasce da especulação, mas de uma experiência intima com o Senhor Deus e Pai. Geralmente os idosos a possuem porque já passaram pelo curso da existência, por isso podem oferecer bons conselhos. Desta forma a ministração da justiça no antigo Israel era feita por um grupo de anciãos, pessoas experientes que ocasionalmente se transformavam em juízes e julgavam em lugar público, á porta de entrada da cidade. Rt. 4.12.

A sabedoria em sua essência é o respeito ao Senhor e o levar Deus a sério, obedecê-LO aqui na terra, pois do contrario teremos de nos defrontar com Ele no dia do juízo. Hb. 4.13; 11.6. Que possamos buscar, pedir a Deus sabedoria, e se o Senhor em sua misericórdia nos conceder, seremos verdadeiros cristãos, vivendo um evangelho prático e obediente aos propósitos do nosso Deus.

Josias Sillva.
Javé Nisi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário