sexta-feira, 28 de outubro de 2011

TESTEMUNHANDO CRISTO

Jo. 1 6-8

TEMA
João é o evangelho da fé em Jesus para a vida eterna (Cristo O Deus encarnado) (1:1 - 3, 14)
PALAVRAS CHAVE
Verdade, luz, amor, glória, vida, permanecer e crer. Acima de qualquer consideração, João é o evangelho da fé. O verbo crer é apalavra chave do evangelho.
PROPÓSITO
O Evangelho de João foi escrito para que os homens cressem que Jesus Cristo era o Deus - Encarnado (20:30 - 31)[ Produzir fé.]
30 Jesus, na verdade, operou na presença de seus discípulos ainda muitos outros sinais que não estão escritos neste livro; 31 estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.

E para anunciarmos esse Evangelho nós precisamos observar verdades que esse texto quer nos ensinar.

Olhando para o ministério de Cristo, podemos declarar que se tratava de uma carta ambulante anunciando Boas Novas. E ele nos convoca a vivermos uma vida de testemunho, uma vida de um verdadeiro cristão, de uma epístola viva, para que todos os homens vejam. 2 Co. 3.1-3 O apostolo diz que o cristão é uma carta escrita por Cristo e entregue ao mundo. E nós também somos epistolas conhecidas e lidas por todos V2. Quão importante, então é que a mensagem transmitida por nosso viver seja coerente com o que professamos.

Olhando para o texto de João 1.6, podemos ver verdades que o texto quer nos ensinar.

1 - HOUVE UM HOMEM ENVIADO POR DEUS, CUJO NOME ERA: v6
Lucas 9.2 e enviou-os a pregar o reino de Deus, e fazer curas,
Cristo enviou a seus doze discípulos, aos que então já eram capazes de ensinar ao próximo o que tinham recebido do Senhor. Ao enviar Ele deu instruções reais e claras para cada um de seus discípulos. Deus nos enviou ao mundo para que fossemos testemunhas do Seu Evangelho. Não como os fariseus Mt.3.7,8. Que não davam testemunhos de verdadeiros filhos de Deus.

2 – ENVIADOS PARA TESTIFICAR v7
Testificar o que? V7 a respeito da Luz, afim de todos virem a crer por intermédio dele. V8 ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz. Mt. 3.5 quando damos testemunho verdadeiro chamamos a atenção dos homens.  Veja também At. 2.32-41. Como poderão crer no meu testemunho, se não reconheço Jesus como meu Rei? Pratico as mesmas coisas do passado. Mt. 3.8-10.

3 – O TESTEMUNHO TEM QUE SER DADO TODOS OS DIAS (Jo. 1.29, 35,36).
Para dar testemunho da luz, precisamos estar na luz, v9. 1 JO 1 5-7 5 E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas. 6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade; 7 mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.

Que possamos estar na Palavra de Cristo alicerçado e vivendo para a gloria de Deus. 2 Co. 1.12 Embora como pecador o apóstolo somente pudesse regozijar-se e gloriar-se em Cristo Jesus, como crente devemos nos gloriar em quem confessamos Jesus Cristo.


Conclusão Lucas 3.1-20

Dar aplicação para as almas dos ouvintes é a vida da pregação; assim foi a de João. os fariseus davam ênfase principal às observâncias externas, e o significado espiritual de suas cerimônias legais. Outros eram hipócritas detestáveis que faziam, com suas pretensões de santidade, um manto para a iniquidade.

Os saduceus estavam no extremo oposto, negando a existência dos espíritos e o estado futuro. Eles eram os infiéis zombadores daquela época e daquele país.

Existe uma grande ira vindoura. O grande interesse de cada um é fugir da ira. Deus, que não se deleita em nossa ruína, já nos tem advertido; adverte pela palavra escrita, pelos ministros, pela consciência. Não são dignos do nome de penitentes, nem de seus privilégios, os que dizem lamentar seus pecados, porém continuam neles. Convém aos penitentes ser humildes e baixos a seus próprios olhos, agradecer a mínima misericórdia, ser pacientes nas grandes aflições, estar alerta contra toda aparência de mal, abundar em todo dever, e ser caridosos ao julgar o próximo.


Josias Sillva.
Javé Nissi.