sexta-feira, 22 de abril de 2011

UM CORAÇÃO QUEBRANTADO


Mc. 14. 1-9

Vivemos num mundo onde a conspirações por todos os lados, vivemos num mundo onde as pessoas estão num processo de endurecimento de coração, pelas decepções, pelas desilusões profissionais e amorosas, pelo desamor, pelo egoísmo, tudo isso tem classificado os corações. Observamos hoje no mundo vidas secas, corações petrificados, que se tornam insensíveis em todos os aspectos.

No texto que lemos, podemos ter duas visões de Jesus, dos conspiradores de coração duro, e de uma mulher com um coração sensível, um coração adorador. Uma mulher que tinha uma sensibilidade humana e espiritual. Jesus estava vivendo seus últimos dias como Filho encarnado em Jerusalém. Esta semana é a culminação de todo seu ministério e a concretização do projeto de Deus. Os conspiradores já haviam decidido entre si, vamos matá-lo depois da Páscoa v 2, mas Deus já havia determinado que fosse durante a Páscoa. Mas as coisas não saíram como eles planejaram, pois o TODO PODEROSO Já havia decidido, será na festa de Páscoa. E neste mundo cheios de conspirações de corações duros, sem paz e sem Deus podemos ver um amor demonstrado a Jesus.
Nem Mateus nem Marcos nos informam o nome desta mulher, mas João nos conta que ela era Maria de Betânia, a irmã de Marta e Lázaro (Jo. 12.1-3). Está mulher aparece apenas três vezes nos evangelhos e em todas as ocasiões estava aos pés de Jesus para aprender. (Lc.10.39) para chorar (Jo.11.32,33) e para agradecer (Jo.12.1-2).

I.                   Ela praticou uma boa ação (v3, 6).
Ungiu o Senhor para a sepultura, demonstra sua fé e devoção:
* Humana – Podia sentir a dor de Jesus
* Espiritual – Entendia que chegado à hora.
Hoje não podemos quebrar o vaso de alabastro, nem derramar na cabeça de Jesus, mas podemos quebrar nosso coração (Sl. 34.18; Coração). (Is. 57.15; 61.1 Qual a boa ação que tenho feito?)
(Atitude, ação)
II.                Ela fez o que pode (v8)
Demonstra seu esforço e sua sensibilidade.
“Tempo oportuno”. Maria demonstrou seu amor a Jesus antes de sua morte e antecipou-se a ungi-lo. (muitas vezes só queremos dizer eu te amo quando alguém se vai).
* Humana – Podia sentir a dor de Jesus
* Espiritual – Compreendia que a hora era chegada em que o Senhor seria sacrificado.

III.             Ela foi Humilde
Esta mulher era Maria aquela que no inicio falamos, estava acostumada a sentar-se aos pés de Jesus para ouvi-lo (Lc 10.39; Jo 11.32; 12.3). Meus irmãos não podemos perder a sensibilidade humana e espiritual. Ungir os pés de Jesus com lágrimas, e enxugar com atitudes Sl. 51.16,17
* Toda casa se encheu com a fragrância do perfume
* Como a casa ficará cheirosa se nós não quebramos o vaso, como exalaremos o bom perfume de Cristo, se nós não quebrarmos o coração para Deus. IICo.2.14,15

Como está o nosso coração?
Um coração cristão é aquele que sente que vê que pratica e vive o Evangelho de Jesus Cristo. O desafio meu e seu, é de colocar em prática as lições que Jesus nos deixou pra vivermos. Um coração quebrantado Deus não despreza, portanto vamos abrir o coração para Deus;

Qual lição podemos trazer para nossa vida cristã?

1 Praticarmos uma boa ação?
2 Fazermos o possível?
3 Somos humilde?


Josias Sillva
Javé Nisi