segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Dando frutos para a glória de Deus

Quais os segredos da vida frutífera? João 15

1 – O primeiro segredo é a poda da planta.

Deus é um jardineiro incansável, podando todo o ramo que dá fruto para que frutifique ainda mais.

A conversão não é o fim da vida cristã e sim o começo. Quando somos aceitos por Deus, quando Deus, pelo seu Espírito, nos leva a Jesus(joão 6.44) é poruqe Ele nos escolheu para sermos seus filhos e para que demos frutos para a sua glória.

“Todo aquele que o Pai me dá virá a mim, e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”(João 6.37; 1.11-13; 15.16).

“Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo” (II Co 5.17).

E nesta novidade de vida Deus vai nos moldando conforme a sua vontade, vai tirando de nós tudo aquilo que não lhe agrada, vai nos lavando por meio da sua palavra e a operação do seu Espírito Santo dentro de nós.(Jr 18; João 14.16,17) (Ef 5.26; Jo 17.17)

Muitos querem fazer o que só compete a Deus. “Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos” (Zc. 4.6)

Tudo o que Deus faz é por meio de sua palavra(salmos 33.6,9; João 15.3;). A palavra é o veículo da vontade de Deus. Onde está a palavra em sua vida? O prazer do justo é…(salmos 1.1-3). Nós vamos dar frutos permanentes quando a palavra de Deus estiver no centro das nossas vidas! Jesus é a palavra (João 1.1-18).

2 – O segundo segredo da vida frutífera é a permanência dos ramos na videira.

Essencialmente ser um crsitão é estar em Cristo, é permanecer em Cristo e Cristo em nós. A vida cristã se inicia, se desenvolve e se consuma em Jesus, por isso:

* Precisamos andar na palavra Dele (Mateus 14.28-31)(VEM). Enquanto Pedro esteve sob a palavra de Jesus ele andou sobre as águas. Maas quando ele desviou seus olhos de Jesus e endureceu o seu coração à sua palavra ele naufragou. Se não permanecermos no Autor e Consumador da nossa fé nós afundaremos em nossa vida cristã. Apocalipse 3.17,20 retrata bem isso. A Igreja que deixa Jesus do lado de fora tem uma imagem errada de si mesma e está cega espíritualmente.

* Nem tudo que dá certo é certo. Números 20.8-12 é um exemplo disto. Deus mandou Moisés falar a rocha e ele a feriu. A água jorrou, deu certo, mas Deus não se agradou. A rocha simboliza Jesus, que em Êxodo 17.1-7 foi ferido por nossos pecados e em Números agora deve ser intercedido por nós por meio da oração.

* Precisamos permanecer ligados ao Cabeça da Igreja, ouvir Dele, ser guiados por Ele, obedecer a Ele(João 15.4-7). Sem direção do alto nós estamos fadados ao fracasso. Nossa luta é espiritual, e se não depender Daquele que é o dono de nós estamos dizendo para Ele que não necessitamos da sua ajuda. Caímos no pecado de Adão.

3 – O terceiro segredo da vida frutífera é a nutrição dos ramos na videira (João 15.8-10). Lemos no Salmo 1 que aquele que tem o seu prazer na lei do Senhor é como a árvore plantada junto a ribeiros de águas que dá os seus frutos na estação própria… Aleluia. Aquele que é podado por Deus e permanece NEle é nutrido pelo seu Espírito através de sua palavra. Acontece que muitos de nós estamos sendo nutridos por água parada- desnutridos diga-se de passagem – sem vida, sem seiva, sem unção do alto. E água parada dá dengue – cuidado – e muitos estão enfermos. Há morte na panela (II Reis 4.38-41) Estão comendo comida venenosa sem se dar conta. Não frutificam porque não estão sendo nutridos pelos rios do Espírito de Deus (João 7.37,38) Mas há esperança (João 15.15,16), pois Deus nos escolheu para darmos frutos. Basta nós atentarmos para a sua palavra e termos a humildade para reconhecermos nossos pecados e voltarmos para o centro da sua vontade.

Jesus quer ser Senhor e não só Salvador de nossas vidas! Ele é o cabeça da Igreja; e nós precisamos da orientação do seu Espírito para vivermos debaixo da sua vontade.

Se estivermos arraigados e fundados em Crsito daremos frutos para a glória de Deus (Efésios 3.17).

LANCE RAÍZES PARA BAIXO E DARÁ FRUTOS PARA CIMA. (ISAÍAS 37.31)

ADORAÇÃO MISTA

Jo 4.20

Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar.  Dt 12:5; Dt 12:11; 1Rs 9:3; 2Cr 7:12;

Olhando e refletindo nesse texto, me veio à curiosidade de tentar entender o porquê a mulher samaritana falou essas palavras a Jesus. “Nossos pais adoraram neste monte”. Comecei a pesquisar sobre a adoração dos samaritanos e descobri algo muito interessante. E é sobre essa adoração que iremos refletir e tentar fazer uma comparação com a nossa realidade hoje. Para entendermos o assunto precisamos voltar um pouco no tempo. E para isso vamos ao livro dos reis. 2 Reis. 17. 7- 41. Este texto nos mostra algumas informações preciosíssimas sobre esse tema que escolhi. A história conta que um rei chamado Oséias reinou nove anos sobre Israel em Samaria. E esse rei fez o que era mau perante o Senhor Deus de Israel. E contra esse rei Oséias subiu o rei da Assíria Salmaneser, Oseias agora passou a servir a assíria pagando tributo, mas Oséias como sendo uma pessoa corrupta foi pego em conspiração e não pagava mais tributos como antes v.4, por isso o rei da Assíria o colocou num cárcere. Refletindo um pouco sobre essa atitude de Oséias, nos mostra uma verdade e realidade em que vivemos, muitas vezes estamos encarcerados, porque não temos adorado a Deus de uma maneira correta. No v6, no nono ano do reinado de Oséias, o rei da Assíria tomou a Samaria e transportou a Israel para a Assíria; e os fez habitar em terras estranhas. A causa do cativeiro de Israel está no v7, Israel temeu a outros deuses, andaram nos estatutos das nações que Deus já havia os entregue em suas mãos, v8, Israel além de pecar contra Deus, agora começou a viver de acordo com os costumes de um povo pagão, povo que Deus os já tinha entregado nas mãos dos israelitas. Veja o que diz os versículos seguintes.

2 Rs 17. 9 E os filhos de Israel fizeram secretamente coisas que não eram retas, contra o SENHOR, seu Deus; e edificaram altos em todas as suas cidades, desde a torre dos atalaias até à cidade forte.  10 E levantaram estátuas e imagens do bosque, em todos os altos outeiros e debaixo de todas as árvores verdes.  11 E queimaram ali incenso em todos os altos, como as nações que o SENHOR transportara de diante deles; e fizeram coisas ruins, para provocarem à ira o SENHOR.  12 E serviram os ídolos, dos quais o SENHOR lhes dissera: Não fareis estas coisas.

13 E o SENHOR protestou a Israel e a Judá, pelo ministério de todos os profetas e de todos os videntes, dizendo: Convertei-vos de vossos maus caminhos e guardai os meus mandamentos e os meus estatutos, conforme toda a Lei que ordenei a vossos pais e que eu vos enviei pelo ministério de meus servos, os profetas. V14, porém não deram ouvidos; antes, se tornaram obstinados, de dura cerviz como seus pais, que não creram no Senhor, seu Deus.

Se olharmos para a nossa realidade hoje, não estamos muito longe deste texto, estamos muito distante da verdadeira adoração ao Senhor, mas adiante iremos entender melhor, pois ainda não cheguei ao ponto chave da adoração dos Samaritanos. Temos imitado os cultos pagãos de muitos rituais satânicos que Deus já havia condenado no passado. Jesus em dialogo com a mulher samaritana traz a tona para as nossas vidas uma cultura pagã que tem se levantado no meio das igrejas do Senhor Jesus sorrateiramente e muitos lideres tem aceitado esses rituais e copiado as coisas do mundo, dentro das Igrejas. Veja o que diz o v15 E rejeitaram os estatutos e o concerto que fizera com seus pais, como também os testemunhos com que protestara contra eles; e andaram após a vaidade e ficaram vãos, como também após as nações que estavam em roda deles, das quais o SENHOR lhes tinha dito que não fizessem como elas.

Se continuarmos esse texto veremos as mazelas que invadiu Israel e Judá e pecaram contra Deus. Dos versículos 24-28 vemos agora o povo de Israel e Judá sendo misturado aos povos pagãos, dos versículos 29-41 temos o ponto chave que queremos analisar de acordo com Jo 4.20. nos vs 29-31 vemos os povos pagãos levantando seus ídolos por toda parte de Samaria. E no v32-34 vemos um ponto principal o porquê a mulher samaritana disse que adorava a Deus no monte.

 32 Assim temiam ao SENHOR e dos mais humildes se fizeram sacerdotes dos lugares altos, os quais exerciam o ministério nas casas dos lugares altos. 33 Assim, ao SENHOR temiam e também a seus deuses serviam, segundo o costume das nações dentre as quais tinham sido transportados. 34 Até ao dia de hoje fazem segundo os primeiros costumes; não temem ao SENHOR, nem fazem segundo os seus estatutos, e segundo as suas ordenanças e segundo a lei, e segundo o mandamento que o SENHOR ordenou aos filhos de Jacó, a quem deu o nome de Israel.

Uma adoração mista de servir a Deus e oferecer oferendas a outros deuses, coisas que Deus condena. V36 Mas ao SENHOR, que vos fez subir da terra do Egito com grande força e com braço estendido, a este temereis, e a ele vos inclinareis, e a ele sacrificareis.

Muitas vezes temos oferecido adoração em montes estranhos, temos adorado a ídolos e achamos que estamos adorando ou agradando a Deus. Precisamos ter muito cuidado com relação à adoração que Deus exige de nós. Os povos pagãos não prosperavam não tinham crescimento na vida, eles não temiam a Deus, 2Rs.17.25 por isso o rei da Assíria enviou um sacerdote que estava em cativeiro para ensinar ao povo temer aos Senhor v.28. O resultado foi uma religião que misturava elementos da verdade e do paganismo, em outras palavras diziam ser adoradores do Deus Altíssimo, aceitando as Leis de Deus, mas fundaram seu próprio sacerdócio, construíram seus próprios templos e criaram seus próprios sistemas de sacrifícios (sistemas de cultos). A religião Samaritana é um exemplo clássico do que acontece quando a autoridade das escrituras é subjugada pela tradição humana. Temos vivido um paganismo dentro das igrejas que se dizem cristãs. temos visto templos serem erguidos com lideres e leis humanas e com isso subjugando as Escrituras a Palavra de Deus. Esse texto da mulher samaritana é um clássico, um texto em que  muitos compositores criam letras evangélicas, um texto riquíssimo em conteúdo para aqueles que ministram sobre adoração verdadeira, e nós que vivemos ministrando encontramos perolas perdidas pela Igreja do Senhor Jesus. Pérolas preciosas que precisam voltar a ser distribuídas de uma maneira verdadeira e sábia, para que possamos oferecer a Deus o melhor, para quem sabe ele por sua vontade soberana encontrar em nós verdadeiros adoradores e que o adoremos em espírito e em verdade. Que a nossa adoração seja lapidada no fogo, assim como o ourives prova o ouro, precisamos provar as nossas intenções e motivações, quando se tratar de adorar a Deus.

Fazendo uma análise deste texto podemos ver que precisamos voltar ao primeiro amor, assim como Deus advertiu a Israel e Judá, para que retornassem de onde caiu. 2 Rs 17.13. Que voltassem aos estatutos que o Senhor havia mostrado ao povo por intermédio dos profetas. Assim Deus tem levantado homens de Deus e cheios do Espírito Santo para advertir o seu  povo no século XXI, mas muitos estão dormindo, ou vivendo cada vez mais obstinados a viver uma vida de desprezo e de descredito com a Palavra de Deus. 2 Rs.17.14.

Que Deus nos ajude a viver uma vida de verdadeiros adoradores, e que ele coloque em nós à intrepidez de viver a cada dia o Evangelho de Jesus Cristo e vivendo assim nós iremos oferecer a Deus uma verdadeira adoração.


Josias Sillva.

Javé Nisi.